Base de conocimiento ESET

Falha na atualização do banco de dados da assinatura de vírus.

KB Solution ID: KB2134|última atualizaçăo: 11 de Junho de 2015

Se você recebeu a mensagem “Não foi possível atualizar o banco de dados da assinatura de vírus” durante atualização, pode ter sido em decorrência de uma ou várias das seguintes razões:

  • Interrupção ou perda da conexão de Internet
  • Dados sobre a unidade local corrompidos
  • Instalação danificada do produto ESET
  • Arquivos corrompidos do servidor de atualização (servidor Mirror)
  • Arquivos de atualização incompatíveis (usando a beta do produto ESET para baixar no servidor de atualização online)

Para resolver este erro realize os seguintes passos:

Solução 1: Limpar cache de atualização

  1. Verifique se sua conexão a Internet encontra-se ativa visitando a página da ESET.
  2. Limpe o cache de atualização mediante a seguinte operação:

a. Abra a janela principal do programa clicando no ícone da ESET  que se encontra próximo ao relógio do sistema ou clique em Iniciar Todos os programasESET ESET Smart Security ou ESET NOD32 Antivirus.

b. Pressione F5 para abrir a janela de Configuração Avançada.

c. Desative a Autodefesa. Clique no painel esquerdo em Antivirus e antispyware e desmarque a opção Ativar autodefesa. Seu produto ESET irá avisar que é necessário reiniciar o computador. Clique OK.


Fig. 1-1

d. Na painel esquerdo navegue até o item Atualizar. No painel direito clique em Limpar para limpar o cache de atualização.


Fig. 1-2

e. Clique OK e reinicie seu computador.

f. Abra a tela principal do programa e clique em Atualizar Atualizar banco de dados de assinaturas de vírus


Fig. 1-3

 

g. Se você recebeu a mensagem “Não foi possível atualizar o banco de dados de assinatura de vírus” de continuidade ao passo 3. Caso contrário, já está finalizado. Apenas marque novamente a opção Ativar autodefesa. Pressione F5 para abrir a janela de Configuração Avançada, clique no painel esquerdo em Antivirus e antispyware e marque a opção Ativar autodefesa. Seu produto ESET irá avisar que é necessário reiniciar o computador. Clique OK. Clique OK para fechar a janela de Configuração Avançada. Reinicie o computador.

 

Solução 2: Remova arquivos de atualização

  1. Confirme se pode ver arquivos e pastas ocultos.

Windows XP: Clique em IniciarPainel de ControleOpções de Pasta → aba Modo de Exibição. Marque a opção Mostrar pastas e arquivos ocultos.

Windows Vista: Clique em IniciarPainel de ControleAparência e PersonalizaçãoOpções de Pasta → aba Modo de Exibição. Marque a opção Mostrar pastas e arquivos ocultos.

Windows 7: Clique em IniciarPainel de ControleOpções de Pasta → aba Modo de Exibição. Marque a opção Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas.

  1. Será necessário apagar o conteúdo das pastas Updfiles e Charon.

ESET Smart Security:

Usuários do Windows XP: Clique IniciarMeu computador e navegue até a pasta C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\ESET\ESET Smart Security\Updfiles e apague todo o conteúdo da pasta. Agora, navegue até C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\ESET\ESET Smart Security\Charon e também apague o conteúdo da pasta.

Usuário do Windows Vista e Windows 7: Clique IniciarComputador e navegue até a pasta C:\ProgramData\ESET\ESET Smart Security\Updfiles e apague todo conteúdo. Agora, navegue até C:\ProgramData\ESET\ESET Smart Security\Charon e também apague todo conteúdo.

ESET NOD32 Antivirus:

Usuários do Windows XP: Clique IniciarMeu computador e navegue até a pasta C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\ESET\ESET NOD32 Antivirus\Updfiles e apague todo o conteúdo da pasta. Agora, navegue até C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\ESET\ESET NOD32 Antivirus\Charon e também apague o conteúdo da pasta.

Usuário do Windows Vista e Windows 7: Clique IniciarComputador e navegue até a pasta C:\ProgramData\ESET\ESET NOD32 Antivirus\Updfiles e apague todo conteúdo. Agora, navegue até C:\ProgramData\ESET\ESET NOD32 Antivirus\Charon e também apague todo conteúdo.

  1. Navegue até a pasta C:\Arquivos de Programa\ESET\ESET Smart Security ou C:\Arquivos de Programa\ESET\ESET NOD32 Antivirus e exclua todos os arquivos em0**_32.dat.

Fig. 1-4

  1. Reinicie seu computador.
  1. Abra a janela principal do programa clicando no ícone da ESET  próximo ao relogio do sistema ou clicando em Iniciar Todos os programasESET ESET Smart Security ou ESET NOD32 Antivirus.
  1. Clique em Atualizar no menu principal e em seguida “Atualizar o banco de dados de assinatura de vírus". Se você ainda visualiza a mensagem “Não foi possível atualizar a base de dados de assinatura de vírus” continue com próximo passo (7). Caso contrário, já está finalizado. Apenas marque novamente a opção Ativar autodefesa. Pressione F5 para abrir a janela de Configuração Avançada, clique no painel esquerdo em Antivirus e antispyware e marque a opção Ativar autodefesa. Seu produto ESET irá avisar que é necessário reiniciar o computador. Clique OK. Clique OK para fechar a janela de Configuração Avançada. Reinicie o computador.
  1. Se os passos anteriores não obtiveram resultados e a mensagem de “Não foi possível atualizar o banco de dados de assinatura de vírus” persiste, por favor, Desinstale e Reinstale o seu produto de segurança ESET.
Avalie este Artigo
Sua avaliaçăo será utilizada para melhorar o conteúdo de nossos artigos. Pedidos de assistęncia devem ser encaminhados pelo canal tradicional de suporte, uma vez que năo é possível enviar respostas por este website.